segunda-feira, outubro 08, 2007

carta de suicídio do kurt cobain - pra quem nunca leu!

Para Boddah

Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender.

Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ler e escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afetava do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, deliciar com o amor e adoração da multidão – o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo. O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia. Kurt Cobain.Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim.EU TE AMO, EU TE AMO!

11 comentários:

Anônimo disse...

me identifico com kurt + sem as drogas. tbm penso em m matar + sei q nao vai ser a soluçao dos meus problemas + sei q vai ser um dsligamento dessa vida pois acho q essa vida nao vale + a pena
amo o kurt e sou mt fã dele
acho q ele fez o certo em s suicidar
eu faria o msmo no lugar dela
ass:anjo angel

Anônimo disse...

aff Kurt fala tudo o q ando sentindo sem a parte di ser "famozo"
ah e acho q ele ia mesmo si suiçidar, mas ia ser orvedose
ele tava muito loko pra conseguir levantar a arma e si dar um tiro.

Anônimo disse...

Muito bom seu Blog,só achei por causa da Carta do Kurt,o que realmente me fez passar por aqui....

Anônimo disse...

O cara que quer se suicidar achando que isso é poético, faz um favor aqueles que precisam de um mundo despoluído.

BRUNO HELENO disse...

ao anônimo raivoso aqui de cima: o cara que quer se suicidar geralmente está desesperado,

e podíamos usar nossa inteligência não só para o sacarsmo, observações inteligentes e positivas é que são difíceis não acha?

o negativismo está tão automático em nós, parece até normal, somos adultos e nos tornamos cínicos, mas isso tem cura (tvz, rrsrs)

BRUNO HELENO disse...

ah e vejam tb sobre isso:

http://avsolidao.blogspot.com/2009/01/uma-carta-para-kurt.html

BRUNO HELENO disse...

respondendo alguns coments daqui:

http://avsolidao.blogspot.com/2009/01/um-desejo.html

Anônimo disse...

O kurt é uma inspiração...é autêntico,possue ideologia.
Geralmente pessoas que desejam suicidio não pensam realmente em morrer,mas em ficarem livres daquilo que dói.O suicídio,na maioria dos casos é um modo de matar a dor.Acho poético sim.Mas algo que realmente,nos deixa vazio,sem uma percepção do mundo fora dos nossos muros.Gostaria sim,de ser autêntica como ele...Talvez o desfeche não seja o mesmo.Afinal,escrever também é conviver com a dor...E modéstia,a parte,amor escrever.
Encontrei seu blog pela carta do Kurt...é uma das mais legíveis que encontrei até agora.Parabéns!

Anônimo disse...

parabéns pelo teu site,,que encontrei através da carta de kurt,,,que foi a ultima coisa boa que aconteçeu no rock e talvez na musica em geral..tenho 29anos portanto acompanheio nirvana em tua época,,e agradeço a deus por ter acompanhado,,,fez minha cabeça e meu gosto, hoje ouço beatles,ozzy,alice in chains,metallica,e a maior de todas led zeppelin. entre outras varias bandas que ouço,e tudo atravez do nirvana...obrigado kurt cobain por eu ser uma pessoa melhor, n critico nenhum estilo musical, mas n me imagino num pagode,show de forró ou ouvindo rap achando bonito os caras todos feios com dentes estragados e falando errado rsrs..ouço rock, respiro rock,,,eu vivo rock,[ah e um aviso aos iniciantes no rock,já que não tem nada novo na musica voltem nos classicos tem muita mas muita coisa boa] me desculpa pelo espaço e obrigado pela oportunidade de me expressar.....ass mutt

Anônimo disse...

Eh pah não se tentem comparar com este menino!
desejar a morte não é chegar ao fim da linha como ele chegou!
fico tonto so de pensar que ainda há pessoas que só porque leram a carta que ele escreveu, muito poética, afinal ele era um poeta para além d musico, era um talento inato.
como Podes dizer que és como kurt mas sem drogas??
consegues te por na pele dele??

por acaso sabes algo da sua vida pessoal?
eh pah estupidez humana... mania de se compararem com falecidos famosos e de tentarem por fim à vida quando no fim qem sofre é quem fica...
Suicídio é coisa de fracos, este rapaz não era fraco, eu quero acreditar que não foi ele o autor do disparo!

Anônimo disse...

Este rapaz tem toda a razão o Kurt era unico e ninguem pode nega-lo.
Eu tennho uma banda fantastica e posso agradeçer a este icon da história da música"NIRVANA".Eu posso apenas ter 15 anos mais isso não quer dizer nada.E sim eu acredito que não foi ele que se matou.Obrigado a todos....