sexta-feira, fevereiro 18, 2011

novo radiohead




hoje para alegria geral da nação, foi lançado o novo cd do radiohead (minha banda favorita, depois de Beatles, a melhor)

the king of limbs, eu soube de manhã ainda, e já tinha acordado de bom humor hj,

então to ouvindo o dia todo e agora posso falar algo.

primeiro, fãs de radiohead geralmente se separam entre os mais eletrônicos e os mais guitarras, as músicas que eu mais curto são do radiohead geralmente tem guitarra, mas nao faz com que eu desgoste das outas...

enfim faixa a faixa... desse EP (só tem 8 faixas e 1 instrumental, pra mim, isso é EP rsr)

1 - Bloom - o pianinho no começo, mui interessante, batidas e percussão entram e ... a voz de Thom, linda e imponente, a melodia como sempre, qualquer idiota consegue ficar assobiando depois de ouvir rs,
detalhe pro meio com sopros e o piano, meio amodal... lindo demais. música de muitas camadas, como o resto do cd, pra ser ouvida nos fones.

2 - morning mr magpie - entram as guitarras numa levada bem suingada, parece o jorge ben, imagino essa música ao vivo. o baixo entra mandando no groove (no final o baixo motherfucker of the world)... e o refrão e edição me lembram umas coisas do Revolver dos beatles, porra lindo! música pra ficar na cabeça desde a primeira audição, to cantarolando rs.

3 - little by little - tvz a música mais diferente do radiohead entre todas do cd. nao por ser tão diferente assim , mas vc nunca imaginou o radiohead usando esses instrumentos, essas texturas, no começo parece uma coisa meio violão de flamenco com percussão Marcos Suzano, com direito ao que parece a triângulo e azabumba (vá ouvir o acustico do Gil, expresso 222 igualzinho, chega a ter pandeiro). Adorei o jogo das duas guitarras no refrão parece q vão tocar a mesma coisa, parece que erram e fica tudo perfeito.

4 - feral - a música instrumental. segue a questão percussiva apontada desde Bloom, tudo mui picadinho, não canso de achar o baixo a coisa mais linda desse cd, no quesito equalização, toda vez q entra, o baixo está lindo. mas fora isso, parece só mais uma música que se toca em clubes em fim de festa, foi a faixa que menos entendi e menos ouvirei. provavelmente no futuro vai sar qdo eu terei de pular a faixa qdo tiver ouvindo.

5 - last flowers -  o single, escolhida por eles pra representear o novo cd, começa com um baixão lindo.... e uns sons dissonantes - putz a intro é uma aula de como tocar simples e ser rico. Aí em cima está o clipe (thom yorke dançando frenéticamente com fotografia linda demais). A música vem com a temática  normal de bateria eletronica e melodia comum, mas.................... o refrão muda e te pega, e daqui a pouco vc já está dançando - mais uma pra se ouvir ao vivo. vai ser lindo!

6 - Codex - por falar em coisas lindas... a mais bonita do cd pra mim, tdo bem apelar pra velha coisa do piano e voz, mas po, me diz alguem q faz isso hoje em dia no mundo tão bem como o radiohead? e pessoalmente tem os melhoes versos, ou os que mais me tocaram neste momento da minha vida (No one gets hurt / You’ve done nothing wrong). Essa música me emocionou, então nem preciso dizer que amei. senti ao final dessa música uma mão no meu ombro dizendo - vá lá Bruno, its ok! vai dar certo, sem medo.


7 - give up the gost - depois de 2 músicas, as mais fodas do cd (EP, insisto rs), vem esta que entra como se fosse lual mtv. bem minimalista, violão e bongozinho (que pemanecem durante a música toda). é quase uma reza, fica se repetindo com brincadeiras de estúdio nas vozes e instrumentos. a música mais com cara de música,  do cd. Lembra e deve fazer par em shows com as coisas mais acústicas da banda. inclusive se ouve em certo momento o que parece ser uma corda estourandoe desde então não se ouve mais o violão. música bonita.

8 - separator - começa aparecendo umas coisas meio mombojó e isso é bom. o baixo mais uma vez lindo. e a bateria-percussão conduzindo a faixa com a voz de Thom. essa faixa dá esperanças sobre um possivel lado 2, ou segundo CD, por dizer que ainda nao tinha acabado, por se chamar separator e pelo cd ter apenas 8 faixas. e digo mais, é muito feliz, pra ser última faixa de cd do radiohead. rs. vamos ver.


bem, no geral eu gostei, como eu disse prefiro as guitarrinhas do radiohead e lamento nao terem encontrado nesse cd espaço pra elas, mas.... é música de qualidade, pra bom gostoo nos seus 38 minutos de sons estranhos, texturas radioheadianas e melodias e vozes lindas de sempre.

agora com licença que vou ouvir mais uma vez .

um ps. sobre a volta e como usaram a bateria eletrônica. bem, no NaLaPa vai voltar em breve, e estamos usando bateria eletrÊnica nas nossas misturas ritmicas. Parece blasfÊmia o que vou dizer mas.......... algumas coisas da bateria picadinha com instrumentos e texturas me lembraram muito algumas coisas que programamos nas nossas baterias. claro que, usamos isso pra outros fins mas alguns desenhos pareceream pra mim bem parecidos ao que fizemos. e isso me deixa feliz. pq usamos pra coisas beeeeeeeeeeem diferentes com outos objetivos. será que falei muita merda? não sei, qdo ouvirem o novo som da banda  NaLaPa me digam.. beijos

Um comentário:

PATRICIA GARCIA disse...

sempre bom falar de radiohead...