segunda-feira, março 10, 2008

dizem que falta exemplo

parte do discurso do presidente "nunca antes na história deste país" Lula na comunidade de Manguinhos no Rio de Janeiro


"...Eu quero dizer para as crianças e para os adolescentes que estão aqui: Vocês nunca podem perder a esperança, não tem nenhuma razão para um jovem, por estar desempregado ou por ter brigado com a mãe ou com o pai, trabalhar para a bandidagem, não tem.

Eu sou filho de uma mulher que nasceu e morreu analfabeta, eu sou filho de uma mulher que morou em lugar que dava enchente de 1,5m dentro de casa. Acordava à meia-noite com rato, com barata, com fezes dentro do quarto. Era obrigado a me levantar e levantar os poucos móveis que tinha, não tinha nem geladeira e nem televisão.

Morei em uma rua em que nos dias de chuva a gente não conseguia ir trabalhar, de tanto barro. Era obrigado a colocar uma galocha, chegar no asfalto, tirar a galocha, colocar no bolso e levar para trabalhar. Eu sei o que é a vida de vocês. Mas em nenhum momento da minha vida, por conta do respeito que eu tinha à minha mãe... quando eu era moleque, eu conto sempre, Sérgio, eu saía da escola, numa rua chamada Silva Bueno, eu tinha uma vontade de comer uma maçã, que era uma coisa de louco – e naquele tempo só tinha maçã argentina, eram umas maçãs grandes – muitas vezes, eu passava com vontade de pegar uma e sair correndo. Eu nunca peguei, porque eu tinha vergonha de envergonhar a minha mãe.

Agora, eu queria pedir para a juventude aqui: não há nenhuma razão para desespero, mesmo em uma situação adversa. Olhem o tempo que vocês têm de vida, 15 anos, 16 anos, 17 anos, 14 anos, vocês estão com a vida toda por construir. Se um nordestino como eu, que só tenho o diploma primário e um curso do Senai, chegou à Presidência da República, por que vocês não podem chegar?A paz será construída a partir da atitude de cada um de nós..."



O corte do texto e itálicos são meus. Podem dizer dos meses anteriores que a polícia tosca do RJ fez um massacre no Complexo só pra garantir a segurança desta visita e destas obras. Podem dizer que o PAC em ano de eleição é eleitoreiro. Mas por favor, pensem um pouco em tudo que acontece na vida dessas pessoas... eu imagino que prazer é apertar a mão do presidente (seja qual for) dentro da favela onde você cresceu. Ainda mais quando é pra anunciar um investimento de melhoria da situação (seja ela qual for). O sentimento de abandono que essas pessoas tem (e com razão) por parte do poder público e como de repente elas se sentem com ego mais "acariciado" por isso.

Ainda mais quando o presidente em questão é o Lula. Mesmo discordando de vários aspectos do governo atual e das premissas da campanha (a menos esquerda dele), votei nele por um acerto histórico pois era mui novo pra votar nas outras eleições. Confesso que no dia que ele fez o discurso de cima de um prédio da Paulista pra assumir que tinha ganho eu chorei e vibrei de felicidade. Mais pela história do sujeito Luiz do que pelo que eu achava que ele poderia fazer no executivo.

Agora imagino um muleque aviãozinho que há dois meses atrás estava já fazendo pequenos bicos pro tráfico, ouve isso do presidente "Eu sei o que é a vida de vocês", "Eu nunca peguei, porque eu tinha vergonha de envergonhar a minha mãe"... qual o impacto dessas coisas na cabeça de uma criança?

Até então os homens que batiam no peito e se diziam "bem na fita" eram todos traficantes, de repente chega um cara que passou por tudo aquilo ali e fala. olha eu sei que é difícil mas a ente pode sair dessa e muito bem"...

Depois dizem que falta exemplo... depois da presidência o Lula deveria abrir um instituto nos moldes que fêz o FHC com o slogan "invista num modelo para a juventude desse país: melhor que Malhação(a novelinha ok?)" rsrsrsrs.

E só para os que torcem contra ficarem morrendo de raiva, está se criando uma nova classe média que sustentará indepedentemente de fatores externos o crescimento da economia do país... (previsões de brunostradamus rsrsrs).

-> o discurso foi retirado do blog Amigos do Presidente Lula by Zé Augusto

Nenhum comentário: