quinta-feira, março 20, 2008

filhos da violência em busca de esperança II

é hoje, é hoje
"vamu" juntar pra descer o morro
vamos juntar pra fazer festa

chegam os amigos no bar da esquina
todos com a grana contada e partida
hoje será daqueles dias
"vamu" zoando na avenida
passa gostosa, passa coroa, passa tia
a gente cala só na batida da polícia
que entra "dentro" do carro
pra passar a mão na nossa virilha
são todos uma bichas
filhos de uma prostituas
e se algum dia
passar na minha mira
vai acordar na vala
junto com as formigas

mas o dia segue
e continuamos em frente
já "tamu" perto de chegar
no famoso shopping center
olho meus amigos
todos contentes
é a primeira vez
que a gente vê escada rolante
mas peraí o que tá pegando
qualé o problema dessa gente
por que tanta loja fecha no meio do expediente?
mas olha lá eles tão fechando o shopping
só pode ser sacanagem
agora tão expulsando a gente?
meu primo tá chorando
eu me aborreço
por que tanto segurança nos escoltando?
mostro o dinheiro
viemos comprar, viemos na boa
temos dinheiro na carteira
descemos do morro
para um dia de alegria
e só veio agonia

era hoje, era hoje
descemos o morro
e quando voltamos
fizemos festa








baseado em fatos reais... em 2000 moradores da baixada fluminense do RJ se uniram e foram ao shopping Rio Sul (elitista por excelência) o que gerou um medo dos visitantes habitués do shopping... detalhe que falta (por querer) tanto ao poema como a esse texto a seguinte informação: todos eram pardos e negros!!!!!!!!!!!!!!!

ps. preconceito social é o caralho!!!!! ou... Ali Kamel vai reencarnar negro (e Gilberto Freyre também)!!!!!!!

Um comentário:

Snow disse...

Tem 11 anos... mas eu me lembro como se fosse ano passado. Porque às vezes, é todo dia..