quarta-feira, agosto 31, 2011

Deveríamos renomear a Barra da Tijuca


Pensando bem, nós deveríamos renomear a Barra da Tijuca. Há tempos ela deixou de ser qualquer coisa da Tijuca... vizinha, comadre, tia, quicá barra. Vide a extensão do metrô que vai chegar à essa área da nossa cidade. A linha que vai chegar por lá é continuação da Zona Sul e não da parte da Tijuca, da Saens Peña. O que aumenta esse caráter de que a Barra da Tijuca, não tem mais nada a ver com a Tijuca.

Sendo assim, deveríamos renomeá-la. Eu sugiro mudar para algum nome que tenha mais a ver com suas características. Ah, mas aí que mora o perigo. Será que os moradores vão querer viverr num lugar chamado "tráfego intenso"? Ou então "multidão de playboys"? Ou ainda, "cinturão da mediocridade"?

Por todos esses e mui mais motivos devo dizer que odeio a Barra. Lugarzinho superpovoado de carros em que a locomoção se dá a 20km/h. Chega a ser irônico ver tantos carros possantes, talvez os mais potentes do Brasil inteiro, se tirarmos uma média carro/pessoa, terem que andar na velocidade de um Jabuti.

Deus e suas ironias....

Mas ainda, há os que vão querer nomes melhores, tentando salvar a barra da Barra. Talvez um “praias pouco poluídas pelos prédios” – reduzida a “P5”, ou então “aqui só mora quem tem dinheiro porque tudo é caro” - o famoso pague pra entrar e reze pra sair.

Sinceramente, acho que devemos aproveitar a chance enquanto ainda a temos em nossas mãos. Enquanto tivermos esse poder, devemos usá-lo e renomear esse lougradoro pra lá depois da Gávea. Afinal, logo logo essa área mega-poli vai tentar se separar da cidade do RJ, fundando a primeira cidade movida e sustentada economicamente por shoppings no país.

Um comentário:

O blog da cultura disse...

Já tentou. Eu era criança e teve um plebiscito para separar a Barra e JPA do Rio. Mas não rolou. Aliás, a Barra cresceu ocupando espaços que antes eram JPA. Tudo no entorno da lagoa de Jacarepaguá vem sendo vendido como Barra.