quinta-feira, dezembro 11, 2008

inversão

é engraçado como as coisas são
como se a mesura de cada polegada não batesse
e o real fose abstrato
e morássemos, por causa disso, em casas tortas
usássemos calças largas
e até, rissemos fora de hora
há algo de cima embaixo
e versa, e vice
é ao mesmo tempo andar de lado
e saber que está correndo
pra onde não se deve.

digo engraçado mas é triste
esses valores que fogem pela janela
e vão encontrar cama sob os pés dos sonhadores
por que nas casas burguesas e de família
não se tem mais espaço depois da nova televisão
depois de afrouxarmos os cintos e rirmos de miséria alheia
alheios a tudo que nos cerca, e que na verdade, somos nós também

pois não, vejamos os fatos
nesta ocasião, em dezembro de 2008
o mundo pode estar à beira de um colapso
eu diria e tenho esperança que sejam boas novas
uma nova vida, e novos cenários
pois pra mim o que está pra desabar tem cheiro de esgoto
tem peste e ranço forjados a suor de escravos
e multidões assassinadas e violentadas
somos humanos, nossa história sempre foi feita da fúria
da quebra, da queda e retomada.

nesta gônada que nos leva de valores invertidos
onde quem é sincero tem algum defeito
o honesto é malvisto
quem diz suas verdades é fraco
e julgado culpado
mesmo sem se fazer, ou sequer ser, vítima
sai como um lepreso na rua apontado
lá vai, o errado
o torto
o anjo caído
o sem dente, o analfabeto, o negro sem alma, a mulher burra
o adolescente inconsequente, o adulto frustrado, a velha avarenta
o judeu de mão fechada, o russo comedor de crianças,
o americano imperialista, o brasileiro farrento
o bebê lindo, a criança peralta, as meninas recatadas
e os meninos... como em qualquer bom estereótipo
levam guaraná nas festas de escola.

eu rezo no meu quarto de porta fechada enquanto não acontecer
meu riso quase forçado e cara de mundo deixo pro lado de fora
aqui apenas sou eu e meus anseios:
por favor, que isso mude!!!!!!!

Nenhum comentário: